Saturday, October 08, 2005

I can’t take my mind of these songs


Fala galera!!! :D

É isso ai, to fazendo minha estréia aqui no Ponto de vista, e vou falar para vocês de um excelente lançamento aqui no Brasil.
É o cd chamado “O” do Cantor irlandês Damien Rice. Esse álbum, que é o primeiro de Damien, foi lançado primeiramente em 2002 na Irlanda, mas apenas agora em 2005 ele chegou ao Brasil. Assim como eu, muitos dos seus fãs aqui no Brasil o conheceram graças ao Filme “Closer – Perto demais”, que chegou no nosso país logo no começo do ano. Bem se você assistiu o filme e ainda não sabe de quem eu estou falando, eu me refiro ao cantor da primeira música do filme com refrão o cativante “I can’t take my eyes of you”, pois bem, muitos aqui no Brasil também se apaixonaram por esta música e quiseram descobrir mais sobre ele, nos levando assim ao excelente cd O.
Este cd é sem dúvida um misto de vários estilos, como o country e o jazz por exemplo, num ritmo calmo e suave. É musica para viajar nos pensamentos, principalmente se você está apaixonado :P.
Damien é acompanhado de excelentes músicos que são: Lisa Hannigan – Vocal / Guitarra, Vyvienne Long - Violoncelo / Piano, Shane Fitzsimons – Baixo e Tomo – Percussão.
Bem vamos agora falar das músicas do cd. A primeira faixa, chamada “Delicate”, abre o disco de maneira bem agradável, ela mostra os elementos característicos das musicas de Damien como os arranjos bem trabalhados, o ritmo suave, quase delicado... ;-)
O cd segue com a faixa “Volcano”, uma levada meio jazz, muito bem trabalhada com dois detalhes interessantes, o primeiro é o belo de vocal de Lisa Hannigan que junto com o de Damien convergem num excelente resultado. O Segundo é um pequeno trecho no final da música que me lembra a banda “Powderfinger”, seria Damien fã deles :-) ?
A terceira música é aquela que eu acredito ser a mais famosa dele aqui no Brasil. “the blower’s daughter” é simplesmente fantástica, também conta com vocais de Lisa e é uma das melhores do cd com seu refrão inesquecível para mim. Encaixou-se perfeitamente na obra do Cinema “Closer”, filme também muito bom com elenco digno (Natalie Portman, Jude Law, Julia Roberts e Clive Owen). Uma curiosidade a respeito da música é que Damien a fez para a filha de seu professor de Clarineta, daí o nome da música ;-).
A próxima música, “Cannonball”, é mais uma típica levada de Damien, com um arranjo simples no violão, porém sem perder em qualidade. O interessante dela é que ela me lembrou a musica “No woman no cry”, quando ouvirem prestem atenção e vocês também perceberão isso.
“Older Chests”, é parecida com a anterior, mas conta com os vocais de Lisa e um ritmo suavemente country...
A faixa seis é na minha opinião o grande destaque do cd! Chamada “Amie”, é sem dúvida a música que eu levaria para uma ilha deserta caso tivesse que escolher uma dele. É uma combinação perfeita de bela letra, arranjos belíssimos e um ritmo que toca o coração. Recomendo essa canção para todos aqueles que gostam de viajar em seus pensamentos ouvindo uma balada suave que mexe com sentimentos.
A próxima música, “Cheers Darling”, é no mínimo engraçada, eu diria que ela tem um estilo “drunk song”, e poderia muito bem ser cantada por alguém num bar curtindo uma dor de cotovelo :D. Mesmo assim é uma ótima música.
Mas uma música bela do cd é “Cold Water”, que traz vocais diferentes e graves no meio da música lembrando algo no estilo anos 50. Bem legal vale a pena conferir.
“I remember”, começa sem duvida lembrando um bom country. É cantada por Lisa inicialmente e muda de ritmo quando passa a ser cantada por Damien, que se empolga nessa música. Ela é bem trabalhada.
A última Faixa do cd é “Eskimo”. Uma música bonitinha para curtir um friozinho :-). O que se destaca na música é o vocal em timbre lírico no idioma finlandês que dá todo o charme a música.
O cd também traz duas faixas escondidas. “Prague”, Uma levada que lembra bem de longe Tori Amos, mas lembra. Um detalhe é que Damien e Tori já gravaram uma música juntos, Imagino que ele é fã dela. E por fim, a outra faixa escondida é “Silent Night”, música conhecida por nós, só que aqui ela atende pelo nome de Noite Feliz. Quem a canta é Lisa.
Bem pessoal, aqui fica minha análise do cd O de Damien Rice. Se você gosta de um som diferente do comum ou um ritmo calmo para relaxar ou simplesmente música boa para os ouvidos, não deixe de escutar esse excelente álbum.

Mais informações em www.eskimofriends.com (Fan Site) e www.damienrice.com (official site)

Valeu Galera!!!
Abraço a todos!!!

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Realment esse cara tem musicas lindas e posso afirmar isso por jah ter ouvido varias musicas dele.
Não vi o tal filme mas vou proucurar assistir rsrs!
E sobre estar apaixonado e ouvi-lo nooossa, naum existe coisa melhor!
Parabéns pelo post, fez eu me interessar mais ainda pelas musicas dele XD!
TaTi!

11:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

oi ilton!!! pow finalmente entro num blog seu q poxo comentar ja q vc exclui kem ñ tem 1grau ne... hehe...+ td bem t perdoo...
hehe..pow adorei saber q vc eh critico d musik...mt 10 ixo + vc pode ne...agora xega q ja to t dando moral d+ hein... hehe... bjo!!! fui!!!

11:51 AM  
Blogger Gustavo Pinheiro said...

o famoso nightwalker...Passou no múmias do ramsés sem deixar nenhuma pista do seu paradeiro pra quem não conhecesse...boa crítica...boa idéia do blog de análise de músicas...

Gugacrazy (membro do múmias do ramsés)

12:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Fala cara, blz, pow, eu não ouvi a música dele mas fikei curioso, vou procurar ela por ae pra ouvir, o seu blog tá maneiro... Abraços ae, até o próximo coment...

4:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu não conheço o cara, mas fiquei curiosa...

Bjos

4:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

Aê pocotó, mandou bem,acho que o blog tem futuro. Só falta ter foto de mulher pelada pra chamar mais atenção... ahuahua to zoando, tá maneira a parada.

4:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh.....que análise prefeita você fez ,viu?
Tudo que li...ameiii!!
eu já tenho o CD e realmmente concordo com você >>e só para lembrar sou da comunidade ...ela está cada vez melhor!!
Em falar em Damien Rice que além de ser lindo também não é pra massa,não é mesmo?
shuahsuahsuhsuhuahus
besoss
Tatá_Molko

6:36 AM  
Anonymous Anonymous said...

há, ótima análise.
as músicas do Damien são de uma qualidade indiscutível, têm personalidade.
ah, ainda não assisti ao filme; conheci a "the blower´s daughter" através da TV mesmo, mas a primeira foi "cannonball'" ;}

9:25 AM  

Post a Comment

<< Home